*Parque Nacional de Jurubatiba abre oportunidade para empreendedores de Quissamã*
A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, informa que empreendedores e comerciantes locais já podem manifestar interesse em oferecer serviços e atividades no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. As propostas devem ser enviadas até o dia 4 de agosto e irão contribuir para a construção do modelo de uso público da unidade de conservação.
O tema foi discutido durante a reunião do Conselho do Parque, realizada na última quarta-feira (2), na sede da unidade. O encontro contou com a participação de representantes dos três municípios que integram a área do parque: Quissamã, Carapebus e Macaé. A assessora especial de Turismo, Danielle Feyo, representou a Secretaria Municipal no evento.
Entre os serviços que poderão ser oferecidos estão: alimentação (ambulantes, barracas e food trucks), aluguel de equipamentos como caiaques e pranchas de stand up paddle, passeios guiados, além de transporte terrestre e aquático. Os interessados serão selecionados pela gestão do Parque.
Essa iniciativa visa fomentar o turismo sustentável e a geração de renda local, promovendo a valorização da biodiversidade e da cultura da região.
“Estamos fomentando o turismo como norte do desenvolvimento sustentável. Essa é uma oportunidade de fortalecer a economia local, gerar empregos e renda, tudo com respeito ao meio ambiente e à cultura da nossa gente. Valorizamos a sabedoria e o trabalho de quem vive aqui. Por isso, queremos ver os nossos próprios empreendedores ocupando esses espaços com profissionalismo e criatividade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso.
A assessora Danielle Feyo também reforçou a importância do protagonismo local: “A concessão ampla, embora pareça uma solução imediata para atração de visitantes, pode comprometer o vínculo dos moradores com o território e afetar a biodiversidade. Nesse sentido, o desenvolvimento de um turismo sustentável e regenerativo tem sido apontado como o caminho mais eficaz, pois promove experiências autênticas e educativas”, avaliou.
Comentários
Postar um comentário