*Região Noroeste do Estado tem 75 casos confirmados de febre oropouche*
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informou que, em 2025, até o momento, o município de Santo Antônio de Pádua tem um (1) caso confirmado de febre oropouche. Na região Noroeste foram confirmados 75 casos.
Em todo o estado, foram notificados 1.934 casos de febre oropouche, dos quais 1.085 foram confirmados. Cabe ressaltar que os dados estão sujeitos a revisão diária de acordo com a atualização dos municípios.
No fim de fevereiro, a SES-RJ promoveu um treinamento com todos os municípios do estado, que contou com mais de 200 participantes. Além disso, a Secretaria vem mantendo contato permanente com as secretarias municipais de Saúde para monitorar a situação e atua para reforçar as orientações e definir estratégias de atuação nos 92 municípios fluminenses na prevenção e no tratamento de casos da doença.
As secretarias municipais também foram alertadas para que seja dada atenção especial se houver casos de gestantes.
A SES reforça para os municípios a importância de orientar a população sobre medidas preventivas como uso de roupas longas, repelentes e manter o ambiente limpo, além de evitar contato com áreas propícias a? proliferação do maruim, considerado o principal vetor de transmissão da doença.
A febre oropouche é uma zoonose causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes) do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae. É transmitida predominantemente pela picada do maruim (Culicoides paraensis), presente em áreas de acúmulo de matéria orgânica e beira de mangues e rios.
Comentários
Postar um comentário