Postagens

_*Aneel anuncia bandeira verde na conta de luz em maio*_A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nessa sexta-feira (29), em Brasília, que a bandeira tarifária de maio será verde para todos consumidores do Sistema Interligado Nacional, que abrange a maior parte do país. Assim, não haverá cobrança extra na conta de luz, segundo a agênciaSegundo a Aneel, devido às condições favoráveis de geração de energia, é a primeira bandeira verde anunciada para todos os consumidores desde o fim do período de escassez hídrica, que vigorou entre setembro de 2021 e abril deste ano. Custo realCriado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) e o preço da energia (PLD).As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior e a verde, o menor.

_*UBER TERÁ BOTÃO DO PÂNICO PARA ACIONAR A POLICIA NO RIO*_No Rio de Janeiro, tanto o motorista quanto o passageiro dos carros da Uber terão um dispositivo no próprio aplicativo que os colocará rapidamente em linha direta com a Polícia Militar (PM). O objetivo do recurso é coibir assaltos e atos de violência em geral no meio de transporte. O contrato entre a Uber e a corporação foi assinado nesta quarta-feira (27). O dispositivo entra em operação, inicialmente, de forma experimental, apenas na Baixada Fluminense.Quando o dispositivo “ligar para a polícia” for acionado, ele conectará a pessoa ao Centro de Controle Operacional da Polícia Militar, responsável pelo serviço 190, de emergências. Os operadores do serviço de emergência vão receber automaticamente, em tempo real, os dados do motorista e do passageiro, além da exata localização do carro de onde foi originada a chamada. Ou seja, mesmo que a pessoa que fez a chamada não consiga se comunicar com o operador, informações básicas serão transmitidas– O veículo passa a ser georreferenciado na tela dos nossos operadores, possibilitando assim a interceptação por parte das viaturas que estão na rua. É uma iniciativa muito positiva, uma vez que temos muitas ocorrências envolvendo corridas nesses aplicativos de transporte – explicou o porta-voz da PM, o tenente-coronel Ivan Blaz.Antes de o projeto começar a funcionar experimentalmente, os operadores do 190 passarão por treinamento. Segundo Blaz, a PM está disposta a fazer a mesma parceria com outros apps de transporte.Para a Uber, a “violência urbana é um desafio em muitas sociedades em todo o mundo”. A empresa disse acreditar que a tecnologia é a ferramenta mais poderosa para tornar as soluções de segurança escaláveis.– Se isso puder resultar no envio mais rápido de ajuda em situações críticas, será um recurso a mais para trazer mais segurança a todos que circulam nas cidades. Esse é o tipo de contribuição que acreditamos que nossa tecnologia pode dar às localidades em que atuamos – disse a diretora-geral de Operações da Uber, Silvia Penna.Ela lembrou ainda lembrando que, em uma situação de emergência, cada segundo é crucial.

GNV FICA MAIS CARO A PARTIR DESTE DOMINGO

_*Não tive forças ou reação, eu estava fraca”, diz mulher que acusa enfermeiro de estupro em hospital de Cabo Frio*__*Caso teria ocorrido após a vítima ter sido medicada dentro da unidade hospitalar, no último domingo (24), quando passou mal*_Em denúncia, uma jovem, de 19 anos, que prefere não se identificar, afirma ter sido estuprada por um enfermeiro, dentro do Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, no último domingo (24). O homem é funcionário do local.Segundo o relato, a vítima foi a uma comemoração no seu bairro, com uma amiga e a mãe dela, e, em seguida, as três foram para o forró, em um bar na Boca do Mato, por volta das 20h. A jovem disse que acabou bebendo muito, passou mal e foi para a emergência da unidade hospitalar.Chegando ao Hospital Otime Cardoso dos Santos, na recepção, enfermeiros afirmaram que, mesmo desacordada, a mulher não poderia entrar acompanhada, pois era maior de idade.A vítima afirma que, depois de entrar num veículo para ir à emergência, apenas se lembra de começar a retomar a consciência já na cama do hospital, enquanto era medicada na veia. Neste momento, ela ainda estava sonolenta, mas conseguia discernir o que acontecia ao seu redor.Foi então que o suposto crime aconteceu. Conforme relata, o enfermeiro se aproximou, puxou seu short para o lado e a estuprou. “Eu não tive forças ou reação, eu estava fraca”, pontua. Depois disso, ela diz que conseguiu reagir e sair do hospital. “Arranquei as agulhas e fugi, saí pela rua chorando. Ele tentou me impedir, disse que não poderia porque estava sendo medicada, mas saí mesmo assim”, relata.Como ela mesma afirma, o objetivo era encontrar ajuda. “Saí desesperada e, próximo ao hospital, encontrei um rapaz, expliquei o que tinha acontecido e ele me levou até o DPO do Jardim”, diz.Em seguida, ela retornou ao hospital acompanhada pelos policiais, identificou o suspeito e foi para a 126ª DP (Cabo Frio), onde realizou o exame de corpo de delito – que deu positivo. O B.O. foi realizado e a vítima apenas conseguiu chegar em casa por volta das 8h do dia seguinte.Ela conta ainda que se sentiu acolhida na delegacia e, conforme os policiais, “já que ele tinha feito isso com ela, era provável que havia feito com outras”.A situação comoveu seus familiares. Ela, que é jovem, mora com o pai, que também foi até a delegacia à procura de ajuda. Já seu namorado, que também foi à delegacia no dia seguinte tentar novas informações – e não conseguiu -, foi até o hospital, querendo tirar satisfações com o enfermeiro, mas sem sucesso.Apesar de muita insistência, não conseguimos contato direto com o acusado, que bloqueou o Portal nas redes sociais. Já a Prefeitura, em nota, afirma que está apurando o caso para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Além disso, afirmou ainda que repudia qualquer tipo de violência praticada por qualquer cidadão e que está à disposição das autoridades que estão investigando o caso._*Rc24horas*_

_*Funcionária da Caixa Econômica de Saquarema é presa por fraude no auxílio emergencial*__*Fato foi denunciado pela própria corregedoria da agência bancária; prisão aconteceu nesta quinta (28) pela PF, em Bacaxá*_Na tarde desta quinta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu uma funcionária da Caixa Econômica Federal, da agência de Bacaxá, distrito de Saquarema, pela prática do crime de inserção de dados falsos em sistemas da Administração Pública com a finalidade de obter vantagem indevida.A Corregedoria da Instituição Bancária noticiou que a referida funcionária estaria simulando atendimento de dezenas de titulares de benefícios sociais, permitindo que criminosos realizassem, por meio do aplicativo CAIXA TEM, transferências dos valores do auxílio emergencial para uma determinada conta em nome de terceiro.Segundo a PF, foram reunidos elementos indicativos de que a funcionária já vinha realizando tal tipo de fraude há alguns meses.A presa responderá pelo crime previsto no artigo 313-A do Código Penal, cuja pena pode chegar a 12 anos de reclusão e as investigações serão direcionadas para identificar os elementos responsáveis pela cooptação da funcionária.

_*Prefeitura encaminha Projeto de Lei para repor perdas salariais dos servidores*_A reposição de perdas salariais acumuladas é uma das ações da atual Administração em reconhecimento ao trabalho dos funcionários municipaisReajuste vai eliminar defasagem histórica e beneficiar 6.200 famílias, além de injetar R$ 2,5 milhões mensais na economia do MunicípioO prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, encaminhou ao Legislativo nesta sexta-feira, 29 de abril, um Projeto de Lei para reajuste salarial do funcionalismo em 10,69%. Com essa reposição de perdas, que vai beneficiar 6.200 servidores e suas respectivas famílias, serão injetados cerca de R$ 2,5 milhões mensais na economia do Município.A reposição de perdas salariais acumuladas é uma das ações da atual Administração em reconhecimento ao trabalho dos funcionários municipais e resgate dos seus direitos. Os servidores efetivos acumularam uma defasagem salarial de 24,90% até 2018, que veio se reduzindo, desde então, ao índice atual de 10,69%. Com a aprovação desse novo aumento, será eliminada essa defasagem histórica.“Nossa prioridade é ofertar serviços públicos de qualidade para a população, mas sem esquecer do funcionalismo. Em primeiro de maio, Dia do Trabalhador, apresentamos a nova proposta de reajuste, que vai corrigir uma defasagem histórica, e nos comprometemos a continuar garantindo direitos e benefícios aos funcionários municipais. Essas ações fazem parte da política de valorização dos servidores que adotamos”, explicou o prefeito.Os reajustes salariais dos últimos quatro anos foram possíveis graças ao trabalho da Comissão de Acompanhamento de Execução Orçamentária, que atua desde 28 de junho de 2019 e é formada por 10 servidores de carreira de diferentes secretarias. Os estudos apresentados pela Comissão possibilitaram a redução de despesas com pessoal de 53,79%, em 2020, para 46,05%, no final de 2021. Já projetos como o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) de Rio das Ostras, voltado a regularizar débitos junto a Administração Municipal, e atrativos para chegada de novas empresas na ZEN e em todo o Município ampliaram a receita.Entre 2014 e 2016, os servidores não tiveram reajuste pela inflação do período. Na atual gestão, as reposições chegaram a 38,96%, sendo: 14,37% em outubro de 2018; 2,92% em outubro de 2019; 2,57% em janeiro de 2020 e 15,09% em janeiro de 2022. Com o aumento de 10,69% proposto pelo PL, o funcionalismo alcançará, em menos de 4 anos, 53,81% de reajuste.O Executivo enviou recentemente ao Legislativo um Projeto de Lei para adequar os vencimentos base das categorias que se encontram abaixo do salário mínimo. Para a apresentação dessa proposta também foi indispensável a atuação da Comissão de Acompanhamento de Execução Orçamentária.BENEFÍCIOS PARA OS SERVIDORES – Além do reajuste salarial, a atual Administração Municipal adotou muitas ações em favor do funcionalismo, entre essas a implantação do Plano de Assistência Odontológica. Outro avanço foi o retorno do valor integral do triênio, que havia sido reduzido a 2,5% no início de 2018 e voltou a ser de 5 por cento. O pagamento antecipado das primeiras parcelas do 13º salário nos meses de junho de 2019, 2020 e 2021 também beneficiou os servidores.O Novo Estatuto do Servidor trouxe ainda benefícios como a licença paternidade de 30 dias; licença maternidade de 180 dias; licença maternidade em caso de adoção, inclusive por servidor do sexo masculino na hipótese de família monoparental e união homoafetiva; auxilio transporte intrajornada; auxilio alimentação para alguns tipos de afastamentos e possibilidade de até 180 dias para assistir a familiar doente.Outros benefícios que valorizaram os servidores foram a implantação do contracheque online por QR Code, a reativação do Projeto Servidor Aposentado (Prosa), a implantação da nova sede e o aumento do Departamento de Saúde e Segurança do Servidor (Desas), para melhor atender ao funcionalismo._*Prefeitura Municipal de Rio das Ostras (ASCOM)*_

MULHER EXECUTADA A TIROS EM MACAÉ

_*Hospital Municipal de Rio das Ostras pede ajuda para identificar homem inconsciente internado na unidade*_

WATHYSAP FICA COM INSTABILIDADE NESTA QUINTA FEIRA (28/04)

_*TECNOLOGIA*__*Orkut pode voltar a funcionar no mundo das redes sociais*_O Orkut pode estar voltando à internet. Nesta quarta-feira (27), o endereço “orkut.com” foi reativado e passou a exibir um comunicado em que Orkut Buyukkokten, criador da rede social, informa estar “construindo algo novo”. O comunicado promete novidades em breve, mas não deu muita informação sobre o que o público pode esperar.Como é de costume com qualquer novidade, o comunicado ganhou destaque nas redes sociais e diversos usuários comemoram um possível retorno da plataforma._*ATENÇÃO*_O Orkut foi lançado em 2004 e comprado pelo Google em 2008. Depois da chegada do Facebook, Twitter e Instagram, a rede perdeu seu prestígio e acabou sendo encerrada, em 2014. O Brasil era o maior público do site, com mais de 30 milhões de usuários.Como o comunicado não explicou muito sobre essa volta, não está confirmado se o projeto será de fato uma rede social, ou se terá o nome Orkut. Nenhuma data ou pista do lançamento foi divulgado. Ao fim do comunicado, é possível ainda se inscrever para receber atualizações sobre o projeto via e-mail.

_*Motocicleta clonada é apreendida no Detran de Rio das Ostras*_A Corregedoria do Detran.RJ apreendeu, nesta quarta-feira (27), uma motocicleta clonada em Rio das Ostras. A investigação começou depois que o proprietário do veículo original abriu um processo de clonagem no mesmo município. Após análise nas informações de inteligência da autarquia, agentes da Corregedoria do Detran identificaram e apreenderam a moto em flagrante.O caso foi registrado na 128ª Delegacia de Polícia (128ª DP) Após perícia técnica, o veículo será entregue ao legítimo proprietário.O Detran.RJ informou que está intensificando as investigações sobre clonagem em todo o Estado do Rio."Especialistas do departamento alertam que é importante exigir a nota fiscal de qualquer veículo comprado em sites, para que o usuário não tenha problemas futuros e possa ter certeza de que está comprando um veículo legalizado", finalizou.

#BRASIL #CRIME_BÁRBARO:EMPRESÁRIO MATA MULHER, FILHO,A SOGRA E ATÉ A MÃE E DEPOIS SE SUICIDAPORTO ALEGRE – Um empresário matou a própria família e cometeu suicídio na manhã desta quarta-feira (27) em Porto Alegre, segundo a polícia.Conforme a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, o homem de 44 anos matou o filho adolescente de 14 anos, a mulher de 45 anos, a mãe dele, de 79 anos e a sogra, de 81. Os nomes das vítimas não foram divulgados.De acordo com o tenente-coronel Eduardo Michel, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar,houve uma informação da ocorrência de disparos feita pelo zelador do condomínio por volta das 8h da manhã.O autor do crime seria proprietário de duas empresas em Porto Alegre e Canoas.Ainda segundo a PM, os disparos foram feitos nos cômodos em que elas dormiam. Os corpos foram encontrados em três cômodos no segundo dos três andares da casa. Em um dos quartos estavam os corpos das duas idosas, no outro, o da esposa do autor e, no último, o do autor e o do filho adolescente.Uma mulher que trabalhava na casa e seria parente das vítimas sobreviveu. Ela estava no térreo da casa enquanto ocorriam os disparos.Os disparos foram feitos por uma espingarda de calibre 12. Esta e uma outra espingarda semelhante foram apreendidas.O crime ocorreu em um condomínio de casas no bairro Santa T'ereza, uma dasáreas com vistas mais privilegiadas dePorto Alegre, no alto do morro SantaTereza, onde as residências são voltadosao lago Guaíba e ao estádio Beira-Rio.Segundoo delegado Leandro Bodoia, daDelegacia de Homicídios, o crime seráinvestigado pela Delegacia da Mulher.

HOMEM EXECUTADO A TIROS EM CASIMIRO DE ABREU

POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO CONJUNTA EM RIO DAS OSTRAS E MURIAÉ!A Polícia Civil de Minas Gerais realizou a "Operação Castelo de Areia", cujo objetivo é o cumprimento de 15 mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão. As prisões foram realizadas em Rio das Ostras e Muriaé. Durante as investigações foi verificado uma Organização Criminosa, que atuava no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, possuía tentáculos dentro da segurança pública e no sistema bancário, o que facilitava as ações criminosas que ajudavam a financiar e apoiar a Organização. Durante as investigações foi sequestrado um imóvel (chácara) avaliado em R$1.000.000,00 e apreendidos carros de luxo no valor de R$ no valor de 340.000,00. Entre os investigados se encontram um funcionário do Banco do Brasil, um Policial Militar, um ex-agente penitenciário e duas pessoas que já se encontravam presas no Presídio de Muriaé. Durante a operação ainda foram apreendidos R$ 79.000,00 em espécie, drogas, armas, balança de precisão, entre outros materiais.

Região dos Lagos tem aumento no número de homicídios no 1º trimestre de 2022Entre janeiro e março, foram registrados 57 homicídios; dois a mais do que o mesmo período no ano passadoNo primeiro trimestre deste ano, a Região dos Lagos apresentou aumento no número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, em comparação a 2021. Entre janeiro e março de 2022 foram 57 vítimas, sendo duas mortes a mais registradas do que no ano anterior, nas cidades abrangidas pelo 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM): Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema.Entre os sete municípios, o que apresentou maior número nas mortes foi Cabo Frio, com oito ocorrências de homicídio registradas no 1º trimestre de 2022, contra cinco no ano passado. Em seguida, Búzios com três, sendo apenas um em 2021; Araruama com duas mortes e Arraial do Cabo com uma, sendo que no mesmo período do ano passado, as duas cidades não tiveram registros. Em contrapartida, Iguaba Grande (0), São Pedro da Aldeia (0) e Saquarema (1) apresentaram redução no índice.O índice de mortes por intervenção policial no mesmo período também teve aumento. Entre janeiro e março de 2021, foram registrados dez óbitos durante confrontos, já em 2022, o número subiu para 11.ÍNDICES EM DIREÇÃO OPOSTA NO ESTADONo primeiro trimestre deste ano, o Estado do Rio de Janeiro apresentou os menores números de homicídio doloso dos últimos 31 anos. Entre janeiro e março de 2022 foram 760 vítimas, representando uma diminuição de 18% quando comparado com o mesmo período do ano passado. O indicador também registrou queda no mês de março, de 18%.Outros crimes contra a vida também tiveram reduções expressivas no primeiro trimestre, como o roubo seguido de morte (latrocínio). O indicador caiu mais da metade em três meses no estado – foram 14 vítimas em 2022, contra 32 em 2021. Esse também foi o menor valor para o período desde 1991. A letalidade violenta – que inclui homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do estado – recuou 23%, também o menor valor para os três meses desde 1991. Já as mortes por intervenção de agente do estado apresentaram diminuição de 30% no período.Principais indicadores:▪ Homicídio doloso: 760 vítimas nos três primeiros meses do ano de 2022 e 256 em março – este foi o menor valor para o trimestre e para o mês desde 1991. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 18% em relação ao acumulado do ano e também em relação ao mês.▪ Letalidade violenta (homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado): 1.099 vítimas nos três primeiros meses do ano de 2022 e 386 em março – estes foram os menores valores para o mês e para o acumulado desde 1991. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 23% em relação ao acumulado do ano e de 21% em relação ao mês.▪ Morte por intervenção de agente do estado: 318 mortes nos três primeiros meses do ano de 2022 e 123 em março. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 30% em relação ao acumulado do ano e de 22% em relação ao mês.Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro no mês de março. Para mais informações sobre os indicadores, acesse o site do ISP.

_*ATUALIZANDO*__*Em quatro meses, sete mulheres foram mortas na Região dos Lagos*__*Somente na última semana, três foram vítimas de feminicídio; apenas um caso já foi solucionado*_Uma onda de crimes praticados contra mulheres na Região dos Lagos nos últimos meses tem deixado moradoras em alerta e com medo. Foram, pelo menos, sete feminicídios registrados desde o início de 2022. Apenas na última semana, três mulheres foram encontradas mortas em Araruama, Armação dos Búzios e Cabo Frio.Na quinta-feira (21), a influenciadora digital Aline Borel foi localizada sem vida na Praia do Dentinho, em Praia Seca, distrito araruamense, com marca de tiros. Já na sexta-feira (22), a empresária argentina Evangelina Mariel foi morta a facadas na casa onde morava no bairro Brava, em Búzios e, na segunda (25), o corpo de Gisele de Castro Vieira foi encontrado boiando no Canal Itajuru, em Cabo Frio.Nos primeiros dias de 2022, em 3 de janeiro, o corpo de Fabiana Santos foi encontrado carbonizado dentro de um saco em uma fazenda no segundo distrito de Cabo Frio. O ex-marido dela confessou o crime e foi preso. Pouco depois, no dia 17, Tatiana Gomes foi executada a tiros no Centro Hípico, também no segundo distrito cabo-friense. Ela chegou a ser socorrida com vida, mas morreu em uma unidade de saúde.Em 19 de março, Pâmela Carvalho, que estava desaparecida há oito dias, foi localizada em óbito na Lagoa da Ferradura, em Búzios. No mesmo dia, também no balneário, Leonor Magalhães, de 59 anos, foi encontrada esfaqueada dentro do quarto de um hostel, no centro da cidade.Entre os casos ainda não solucionados, apenas o da argentina Evangelina a polícia tem um suspeito do crime: o ex-marido dela. Os outros seguem sob investigação.

HOMEM EXECUTADO COM VÁRIOS TIROS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES

IDENTIFICADA MULHER QUE APARECEU MORTA NO CANAL ITAJURU EM CABO FRIO.

_*Sesc Rio garante presença no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, em junho*_

MULHERES PRESAS EM RIO DAS OSTRAS

_*Conselho de Segurança Pública convida população para debater ações*_População pode falar levar suas dúvidas, sugestões e reclamações sobre Segurança PúblicaReuniões acontecem uma vez ao mês em diferentes localidades do MunicípioO Conselho Comunitário de Segurança Pública se reúne uma vez ao mês com autoridades municipais e policiais para tratar de assuntos pertinentes à Segurança Pública no Município. O próximo encontro acontece nesta quarta-feira, 27, às 19h, na Escola Municipal Inayá Moraes D’ Couto, na rua Frei Galvão, nº414, no Village.A participação dos moradores de Rio das Ostras nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança Pública é importante para que as autoridades ouçam as demandas e tomem medidas e decisões mais direcionadas.No encontro, serão apresentadas informações sobre o Conselho Comunitário de Segurança, os trabalhos realizados por cada órgão, as estatísticas das ocorrências registradas com base nos dados do Instituto de Segurança Pública- ISP, e o Programa Estadual de Integração na Segurança – Proeis.Também será abordada a importância da criação do grupo de mensagens em uma rede social com integrantes do comércio, da 3ª companhia (responsável pelo policiamento na Cidade) e do Conselho de Segurança.Durante a reunião, os participantes vão poder falar diretamente às autoridades do Município suas dúvidas, sugestões e reclamações sobre Segurança Pública.Devem participar do encontro o novo Comandante da 32ª Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Vinícius Carvalho da Silva, a subcoordenadora Regional do 6º Comando de Policiamento de Área (6º CPA), tenente-coronel Simone de Sá Osório, o Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão Macena, o Delegado Titular da 128ª Delegacia de Polícia, Ronaldo Cavalcante, e a Comandante do Destacamento do Corpo de Bombeiros, major Lia Povill, além de autoridades municipais.CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA – O Conselho é um canal de comunicação entre a sociedade civil e as secretarias de Estado de Polícia Civil e de Polícia Militar, atuando como colaboradores voluntários, não remunerados e compromissados com a redução da violência, da criminalidade e com a paz social._*Prefeitura Municipal de Rio das Ostras (ASCOM)*_

_*Projeto de lei prevê multa indenizatória ao consumidor na hipótese de falha no fornecimento de energia*__*Recebo constantemente inúmeras reclamações sobre queda e interrupção da energia. Em muitos casos, o serviço chega a demorar dias para ser normalizado", disse a deputada Célia Jordão, autora do projeto*_A deputada estadual Célia Jordão (PL) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que estabelece multa indenizatória ao consumidor na hipótese de falha no fornecimento de energia. A proposta contempla pessoas físicas e empresários que, normalmente, são prejudicados não somente pela falta de luz, mas de investimentos na rede elétrica que acabam por dificultar o crescimento dos seus negócios.“Recebo constantemente inúmeras reclamações sobre queda e interrupção da energia. Em muitos casos, o serviço chega a demorar dias para ser normalizado. Isso sem contar os empreendedores de diversas regiões, especialmente os do interior do Estado que, por não contarem com capacidade da rede elétrica, não conseguem expandir seus negócios. Essa proposta vem para trazer mais responsabilidade para as concessionárias, que devem zelar não só pelo fornecimento, mas pela manutenção e investimento no serviço que prestam¨, ressaltou a deputada.Segundo a proposta, a multa indenizatória paga pela concessionária será de cinco vezes a média do consumo do usuário, terá como base de cálculo o consumo dos últimos seis meses, e será compensada como crédito na fatura. A multa só não será aplicada quando a interrupção do fornecimento de energia ocorrer em caso fortuito ou força maior ou por insuficiência técnica no interior da propriedade do usuário.

_*Vai demorar… próximo feriado prolongado é só em novembro*__*O próximo feriado nacional que poderá ser emendado será só em 15 de novembro*_O feriado nacional de Tiradentes, que foi celebrado na última quinta-feira (21/04) foi o último prolongado do semestre. Para quem já está pensando no próximo feriado para emendar a notícia não é das melhores: o próximo feriado nacional que poderá ser emendado será só em 15 de novembro, que cai em uma terça-feira, dia da Proclamação da República.Mas, ainda vai rolar aquela folguinha no meio da semana, ainda assim, também vai demorar pra chegar. O próximo feriado nacional que não cai em um fim de semana será o de 7 de setembro, Independência do Brasil, numa quarta. No domingo (01/05) é feriado nacional, Dia do Trabalhador, e em junho tem o ponto facultativo do Corpus Christi, dia 16, uma quinta.Confira os próximos feriados e pontos facultativos: 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)16 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo)7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional)12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)28 de outubro, Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, (ponto facultativo)2 de novembro, Finados (feriado nacional)15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional)25 de dezembro, Natal (feriado nacional)

_*Hipertensão: Saúde explica o que é, quais os riscos e como prevenir*__*Ela foi responsável por mais de 110 mortes a cada 100 mil habitantes*_Ministério da SaúdeDados do Ministério da Saúde apontam que em 2021 foram realizados cerca de 6,1 milhões de atendimentos a mais que em 2020Quando o médico aferir a sua pressão arterial e disser “quatorze por nove”, é preciso acender um sinal vermelho de alerta. Nesta terça-feira (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Ministério da Saúde chama a atenção para o problema que, em 2019, foi responsável por 110,5 óbitos a cada 100 mil habitantes no Brasil. A data é para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2021 foram realizados cerca de 6,1 milhões de atendimentos a mais que em 2020. Por isso, a pasta atua com políticas, programas, estratégias, diretrizes e outros materiais técnicos como formas de promoção da saúde e prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento da doença. Entre as políticas públicas voltadas para o agravo está a Linha de Cuidado voltada para a prevenção da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no Adulto.A HAS é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais. Ela também é frequentemente associada a outras doenças crônicas e a eventos como morte súbita, acidente vascular encefálico, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica e doença renal crônica.A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada, ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde. Por isso, é fundamental diagnosticar a origem do problema para que seja realizado o tratamento mais adequado. Dentre os sintomas mais comuns estão tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante aferir regularmente a pressão arterial.As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão equipadas com profissionais de saúde capacitados para atender à população que deseje acompanhar o nível de pressão arterial.O que causa a Hipertensão?Dentre as principais causas da pressão arterial alta estão a obesidade, histórico familiar, o hábito de fumar, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, consumo exagerado de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física. Além desses fatores de risco, sabe-se que o número de casos aumenta com o avançar da idade e são maiores entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos e em diabéticos. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença.Como prevenir a Hipertensão?A hipertensão, na maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos. Por isso, para prevenir a hipertensão e suas complicações é necessário:adotar um estilo de vida saudável;mudar hábitos alimentares;reduzir o consumo de sal;praticar atividade física regularmente;aproveitar momentos de lazer;abandonar o fumo;moderar o consumo de álcool;evitar alimentos gordurosos;controlar o diabetes. _*Fonte: MS*_

PREFEITURA DO RIO PROÍBE CAIXAS DE SOM NAS PRAIAS#SILÊNCIO:A prefeitura do Rio proibiu, por decreto, o uso de caixas de som nas praias da cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, dia 26. O decreto proíbe ainda o uso dos amplificadores sonoros também em unidades de conservação de proteção integral do município.O texto prevê que o uso de caixas de som será coibido pela Guarda Municipal, que poderá apreender o equipamento sonoro. A exceção são para uso em atividades desportivas ou de lazer autorizadas pela prefeitura, além de eventos também previamente autorizados.O decreto dispõe sobre medidas de controle e fiscalização "das fontes de poluição sonora nas praias e parques".

MULHER EXECUTADA COM TIRO NA CABEÇA

CADE VC ROBSON

MENINA DE CINCO ANOS MORRE EM ACIDENTE NA BR 101 EM RIO DAS OSTRAS

_*Foragido da justiça de Mato Grosso do Sul é preso em Rio das Ostras*_Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de São Gonçalo prenderam, nesta segunda-feira (18/04), um homem pelo crime de tráfico internacional de arma de fogo. Ele foi capturado, no bairro Operário, em Rio das Ostras, após trabalho de inteligência e monitoramento.Segundo os agentes, a ação foi em cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Navirai, em Mato Grosso do Sul.O preso já se preparava para deixar a cidade de Rio das Ostras quando seu veículo foi interceptado. Ele será encaminhado para o sistema penitenciário._*Jornal dos Municípios*_

ACUSADO DE HOMICÍDIO DE CABO DA POLÍCIA MILITAR E PRESO EM CABO FRIO

MORADORVEM SITUAÇÃO TENTA SUICIDOU NO CENTRO DE RIO DAS OSTRAS

IDENTIFICADA VÍTIMA DE ACIDENTE NO CAVALHEIROS EM MACAÉ

HOMEM MORRE EM ACIDENTE NO CAVALHEIROS EM MACAÉ

PM APREENDE DROGAS NO ÂNCORA EM RIO DAS OSTRAS

_*ATUALIZANDO*__*Homem é preso após postar ‘nudes’ de ex-companheira nas redes sociais em Rio das Ostras*_Um homem foi preso em flagrante neste fim de semana, em Rio das Ostras, no bairro Cidade Praiana, após postar fotos íntimas de sua ex-companheira nas redes sociais.Segundo a Polícia Civil, O crime ocorreu no dia do aniversário da vítima, que foi alertada por amigos do fato, e chegou a desmaiar na delegacia, uma vez que ficou muito abalada.Antônio Carlos Bispo dos Santos, foi conduzido para a 128ª DP Rio das Ostras, onde permaneceu preso aguardando a transferência para a Audiência de Custódia Dalton Crespo em Campos dos Goytacazes.

CRIANÇA DE SEIS ANOS E ATACADA POR PITBULL EM CASIMIRO DE ABREU

HOMEM MORRE DE MAL SÚBITO EM RIO DAS OSTRAS

PERMISSIONÁRIOS DAS VANS PODE FAZER UMA NOVA PARALIZAÇÃO NESTA SEGUNDA FEIRA

IDENTIFICADO JOVEM EXECUTADO A TIROS EM CASIMIRO DE ABREU

JOVEM EXECUTADO A TIROS EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

IDENTIFICADOS HOMENS MORTOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA MILITAR EM RIO DAS OSTRAS

TRÊS MORTOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA MILITAR EM RIO DAS OSTRAS

_*POLÍCIA CIVIL CAPTURA EVADIDO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO QUE CUMPRE PRISÃO PELO COMETIMENTO DO DELITO DE ROUBO ECORRUPÇÃO DE MENOR*_ Policiais da distrital, coordenados pelo delegado titular Roberto Ramos, em desenvolvimento de investigações com a finalidade de reprimir delitos contra o patrimônio praticados na cidade de Casimiro de Abreu, apuraram a localização do nacional RAFAEL FELIPE DE QUEIROS, pessoa que é evadida do sistema penitenciário, pois cumpre pena por condenação por ter cometido os delitos de roubo e corrupção de menor.RAFAEL FELIPE DE QUEIROS se uniu a dois comparsas, sendo um menor de idade, e com a utilização de um veículo roubado e uma arma de fogo, empreendeu abordagem e roubo a um policial militar de folga que, após a ação, procurou uma viatura policial e perseguiram e alcançaram o carro dos roubadores, assim apuraram que RAFAEL portava um revólver 38, sendo preso pelos delitos de roubo majorado e corrupção de menor. Diante dos dados de inteligência/investigação, foi efetivada ação externa que logrou abordar e capturar o evadido RAFAEL FELIPE DE QUEIROS em via pública, sendo o mesmo conduzido para a sede policial da 121ª DP e formalizada a sua captura.A equipe da 121ª DP vem monitorando os infratores que cometeram delitos contra o patrimônio, com a finalidade de levá-los à Justiça e aumentar a sensação de segurança para o cidadão casimirense. A Polícia Civil solicita a colaboração de todos para tornarmos Casimiro de Abreu uma cidade mais segura.