_*G1 Rio*__*Em 26 dias, Rio registra mais crianças com Covid do que em dois anos de pandemia*__*Levantamento mostra que foram mais de 10 mil casos em quem tem até 9 anos de idade apenas nos primeiros dias de janeiro. Em 2020 e 2021, foram 5.235*_Vacinas infantis são destinadas à crianças que têm de 5 a 11 anos de idade — Foto: Tomaz Silva/Agência BrasilO número de crianças até 9 anos de idade contaminadas pela covid-19 nos primeiros 26 dias do ano na cidade do Rio de Janeiro já é quase o dobro (91,8%) do somatório de casos detectados dessa mesma faixa etária ao longo de 2020 e 2021.Ou seja, enquanto ao longo dos últimos dois anos inteiros foram detectados 5.235 casos, só em 2022 já há 10.047 contaminações confirmadas desse público infantil.Se o número de novos casos em crianças até 9 anos mantiver o atual ritmo de crescimento, o mês de janeiro vai terminar com mais do que o dobro de casos detectados ao longo de 2020 e 2021.A alta testagem implementada pela Prefeitura em postos de saúde por toda a cidade e o avanço da ômicron em toda a capital fluminense são alguns dos principais fatores.A alta também é notada na faixa etária entre 10 e 19 anos de idade. Nesse caso, 2022 acumula um resultado de casos 22% superior ao montante de 2020 e 2021 juntos. Ao longo dos anos anteriores a soma de casos chega a 11.317, já até essa quarta-feira são 13.875 casos só em 2022.No total de casos de 2022, a capital fluminense já registra 207.192 casos. O montante se aproxima do total de contaminações confirmadas ao longo de todo o primeiro ano de pandemia, em 2020, quando o Rio registrou 218.008 casos de covid-19.O alento aos cariocas é justamente no número de óbitos. Enquanto 2020 teve 18.971 mortes e uma taxa de mortalidade de 284.8 por 100 mil habitantes, 2022 registra até o momento apenas 135 óbitos, com uma taxa de 2 mortes por 100 mil habitantes.'Adesão muito baixa', diz secretárioNa capital, a vacinação para crianças de 11 anos começou no dia 17 de janeiro. Entretanto, apenas 60% das pessoas nessa idade se vacinaram.Na manhã desta quarta-feira (26), o secretário Daniel Soranz pediu que os pais levem os filhos para serem vacinados e que os imunizantes autorizados pela Anvisa para uso nos pequenos, da Pfizer e a CoronaVac, são seguros.“A gente precisa que os pais tragam os filhos para serem vacinados. A gente teve uma adesão muito baixa nessa primeira semana, mas também tinha poucas vacinas, tivemos algumas fake news sobre supostos efeitos adversos que não se confirmaram", disse o secretário.
_*Portal dos Procurados divulga cartaz para tentar encontrar cinco suspeitos de sequestro a empresário em Maricá, no RJ*_
_*Criminosos são considerados foragidos. Contra eles há mandados de prisão pelo crime de extorsão mediante sequestro*_
_*Portal dos Procurados divulga cartaz para tentar localizar grupo que sequestrou empresário em Maricá, no RJ*_
O Portal dos Procurados divulgou um cartaz para tentar localizar cinco suspeitos de sequestrar um empresário em Maricá, na Região Metropolitana do Rio.
De acordo com a Polícia Civil, no sequestro, os criminosos obrigaram a vítima a realizar transferêncais via PIX. Ainda segundo a polícia, os criminosos integram uma quadrilha especializada em sequestros e estelionato.
A busca pelos suspeitos é realizada por policiais da 82ª DP, em Maricá, e começou no dia 17 de janeiro.
As investigações apontam que o grupo monitora toda a rotina de empresários, comerciantes e familiares. Os criminosos se passam por clientes e dão início ao crime marcando um encontro para fechar um suposto negócio com o proprietário da empresa ou estabelecimento. Depois de se encontrarem, eles anunciam o sequestro.
No cativeiro, a vítima é tratada com violência física e é obrigada a fazer transferência via PIX para os criminosos.
De acordo com a polícia, os integrantes do grupo foram identificados como Inaldo da Costa Souza (Naldinho), Paulo Jobe de Souza Medeiros (Jobinho), Dauro Duarte Ferreira (Branco), Breno Cunha Silva dos Santos e Alecssander Marins Pedro (Cobra).
Ainda segundo a polícia, contra eles há mandados de prisão pelo crime de extorsão mediante sequestro, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Maricá. Todos são considerados foragidos da Justiça.
A identificação deles foi realizada com o uso de câmeras de segurança do Centro de Operaçaoes de Segurança da cidade de Maricá.
Quem tiver informações que ajudem a encontrar os suspeitos pode entrar em contato pelo telefone (21) 2253-1177, pelo WhatsApp (21) 98849-6099 ou pelo aplicativo Disque Denúncia RJ.
Comentários
Postar um comentário