*Pandemia não foi fator determinante para a queda dos homicídios e roubos de carga em 2020* *Estudo inédito do ISP mostra ainda que o roubo de veículos manteve a tendência de declínio esperada antes do isolamento social* A pandemia do coronavírus não interferiu, de forma determinante, nas quedas dos homicídios dolosos e dos roubos de carga no estado do Rio de Janeiro em 2020. De acordo com o estudo que o Instituto de Segurança Pública (ISP) lança nesta terça-feira (20/04), os dois indicadores seguiram a tendência de declínio observada desde 2018. No caso dos homicídios, o isolamento social não impactou significativamente a queda de 12%. Os registros de 2020 ficaram ainda abaixo do previsto, após análise dos últimos seis anos da série histórica. O estudo conclui, portanto, que é possível considerar que as políticas adotadas no âmbito da segurança pública tiveram papel importante para os resultados dos indicadores.Os roubos de carga, que caíram 33% no ano passado, apresentaram variações pequenas nos meses após a decretação do estado de emergência na área da saúde no estado. Os registros ficaram muito próximos dos valores previstos no modelo comparativo criado pelos pesquisadores do ISP e, portanto, não foram afetados significativamente pela pandemia. Esse tipo de crime, é importante salientar, começou a apresentar queda em 2018 e manteve um ritmo decrescente sustentado em todo esse período.Já o número de roubos a transeuntes e de celular caiu abruptamente a partir do mês de março, quando teve início o período de isolamento. A média semanal de casos, que era de 1.803, passou para 810 e os totais de casos de março a junho ficaram muito abaixo do esperado, levando em consideração a série histórica. Os registros voltaram a subir quando o nível de distanciamento social foi reduzido no estado.
*Pandemia não foi fator determinante para a queda dos homicídios e roubos de carga em 2020*
*Estudo inédito do ISP mostra ainda que o roubo de veículos manteve a tendência de declínio esperada antes do isolamento social*
A pandemia do coronavírus não interferiu, de forma determinante, nas quedas dos homicídios dolosos e dos roubos de carga no estado do Rio de Janeiro em 2020. De acordo com o estudo que o Instituto de Segurança Pública (ISP) lança nesta terça-feira (20/04), os dois indicadores seguiram a tendência de declínio observada desde 2018. No caso dos homicídios, o isolamento social não impactou significativamente a queda de 12%. Os registros de 2020 ficaram ainda abaixo do previsto, após análise dos últimos seis anos da série histórica. O estudo conclui, portanto, que é possível considerar que as políticas adotadas no âmbito da segurança pública tiveram papel importante para os resultados dos indicadores.
Os roubos de carga, que caíram 33% no ano passado, apresentaram variações pequenas nos meses após a decretação do estado de emergência na área da saúde no estado. Os registros ficaram muito próximos dos valores previstos no modelo comparativo criado pelos pesquisadores do ISP e, portanto, não foram afetados significativamente pela pandemia. Esse tipo de crime, é importante salientar, começou a apresentar queda em 2018 e manteve um ritmo decrescente sustentado em todo esse período.
Já o número de roubos a transeuntes e de celular caiu abruptamente a partir do mês de março, quando teve início o período de isolamento. A média semanal de casos, que era de 1.803, passou para 810 e os totais de casos de março a junho ficaram muito abaixo do esperado, levando em consideração a série histórica. Os registros voltaram a subir quando o nível de distanciamento social foi reduzido no estado.
Comentários
Postar um comentário